Plataforma mapeia sons de protestos no mundo

Fonte: http://citiesandmemory.com/protest/

Fonte: http://citiesandmemory.com/protest/

O projeto “Prostest and Politics” [Protesto e Política] é o primeiro mapeamento global de sons de protestos e demostrações políticas e de ativismo. Em meados deste ano, os idealizadores do projeto e seus colaboradores ao redor do mundo gravaram as mais variadas manifestações, em diferentes cidades, contextos e temáticas, e reuniram estes sons numa base de dados que em seguida foram compartilhados com vários artistas e músicos para que eles os remixassem. Mais de 100 colaboradores atuaram na gravação dos sons e/ou na reimaginação dessas gravações dos protestos. Para eles, “nenhum som define a época que estamos vivendo de uma forma mais clara que os sons de protesto“.

Para acessar o projeto, vá para a página http://citiesandmemory.com/protest/ e escolha ouvir os sons a partir de um mapa ou pelas categorias definidas, como “Democracia”, “Presidente Trump”, “Educação”, etc.

O projeto faz parte de um projeto artístico independente chamado “Cities and Memory” [Cidades e Memória], que visa “remixar o mundo, um som de cada vez“. Cada som que é gravado é também reimaginado por um artista, fazendo com que sua interpretação transforme aquele som em algo novo, numa experiência nova. O ouvinte pode ouvir a gravação original e a reimaginada. Já foram mapeados mais de 1.550 sons, em 60 países; o projeto é completamente aberto e já tem mais 350 colaboradores.

Outros projetos do Cidades e Memória são: Espaços Sagrados, Sons de Prisões, A Próxima Estação, Utopia, Estratégias Oblíquos, entre outros. Confira!